BIO

Luíz Fernando Mendes Ferreira, mais conhecido como Fernando Mendes, é um cantor e compositor brasileiro, nascido em 07 de maio, na cidade de Conselheiro Pena, Minas Gerais, onde desde cedo, na sua juventude, despontava a vocação artística e aos 15 anos de idade, quando recebeu de presente seu primeiro violão, solou pela primeira vez as notas musicais, que no futuro, se transformariam em melodias, letras, chegando às suas lindas canções conhecidas e executadas nas rádios de todo o Brasil e exterior.


Perfil

Nome: Luíz Fernando Mendes Ferreira
Nascimento: 07 de maio
Natural: Conselheiro Pena - MG
Passatempo: Televisão, ler, escrever
Prato: Frango com Quiabo
Bebida: Vinho
Cantor: Roberto Carlos
Cantora: Maria Bethânia
Times de futebol: Flamengo(RJ)/Sport(PE)
Animal de Estimação: Gosta muito de cavalo, cachorro e gato
Quando está só: Toca violão. Na fazenda, gosta de ver o gado e o rio perto da cozinha
Como se define: Caseiro e interiorano
Grande admiração: Jesus Cristo, Lula e Roberto carlos
Música preferida: "A Desconhecida", pela qual tem um carinho especial, por ser seu primeiro sucesso e que o consagrou como cantor e compositor
Aroma: Cheiro da chuva, do mato e da natureza
Comoção: Injustiça social. Crianças doentes no hospital, mulheres grávidas esperando em filas e pessoas mais doentes nos hospitais, sem atendimento
O que pensa dos fãs: Impossível viver sem eles
Sonho: Um mundo melhor
IN: O carinho dos fãs
OUT: O descaso do governo com a pirataria e a educação.


Trajetória de Sucesso Musical

O início da carreira, se deu a partir do momento, em que Fernando Mendes, que antes aos 17 anos, em sua cidade natal, já havia sido integrante de um conjunto formado por amigos,"Blue Boys", chegaria ao Rio de Janeiro, em 1970 para lançar e divulgar seu trabalho como cantor e compositor; começando suas apresentações na Boite Plaza e em 1971, o começo de tudo, conheceu o Chefe de Promoção da Copacabana, Erasmo Silva, que gostou do seu trabalho e o indicou ao Produtor Miguel Plopschi da EMI - ODEON, e logo foi contratado pela emissora. Apresentou-se pela primeira vez no programa Paulo Montes, da TV Rio e na Rádio Globo, no Programa do Haroldo de Andrade, a sensação da época, onde na ocasião, conheceu Luíz Gonzaga, que já conhecia "A Desconhecida", e que informou estava em segundo lugar no Programa do Samir Abou Hana, locutor da cidade do Recife, que  também era da rede, além de ser matéria da Revista Amiga. Após essa primeira entrevista, onde Fernando Mendes esteve com muita satisfação, ao lado do saudoso Rei do Forró Luíz Gonzaga, pôde mostrar seu trabalho, que 9 meses depois, seria seu primeiro sucesso, a música "A Desconhecida". Fernando Mendes, com sua timidez, que encantou e conquistou os telespectadores, a platéia e o público brasileiro, foi homenageado no Programa do Chacrinha, que sempre o requisitava para apresentações constantes em seus programas: "Discoteca do Chacrinha", "Buzina do Chacrinha" e promoções; chegando a ser homenageado em uma de suas apresentações, também pelo programa e gravadora, que presenteou o próprio Chacrinhas e as chacretes com perucas Black Power (moda e cabelo usado por Fernando Mendes na época) Recebeu também, Disco de Ouro no Programa do Bolinha, onde epre se apresentava.

“A Desconhecida”, música de sua autoria  e gravada por ele em 1972, no seu lançamento em 1973, vendeu 400 mil compactos simples e 60 mil LPs, o consagrando em todo território nacional, como um cantor e compositor, campeão de sucesso das paradas musicais de todo o país, com sua música em 1º lugar em todas as rádios. Nessa mesma época, também gravou em espanhol, um LP com seus maiores sucessos para fora do Brasil. Seu próximo sucesso, veio no mesmo ano, com a gravação do seu primeiro LP, a música “Recordações”, que ao ser lançada, em apenas 3 meses, vendeu 100 mil discos. Logo em seguida, “estourava”, num compacto duplo, "Caminho Incerto”. Reconhecido como um dos mais talentosos cantores e compositores da MPB, Fernando Mendes, seguia interpretando suas próprias canções, que o consagraram no Brasil e no mundo.

Já conhecido como ídolo das massas populares e fazendo excursões, shows, por todo o país, em 1974, lança seu segundo LP, repetindo o mesmo êxito dos anteriores, com a música “Ontem, Hoje e Amanhã". Teve também, uma música censurada pela ditadura militar, chamada “Meu Pequeno Amigo”, que fazia referência ao "Caso Carlinhos"; um sequestro de grande repercussão na época, não elucidado até hoje e onde junto com a história do Fernando Mendes, é também citada no livro de Paulo César de Araújo, ”Eu Não Sou Cachorro Não”.

O auge de sua carreira, se deu em 1975, no lançamento do seu terceiro LP, quando viveu seus anos de ouro, lançando hits e destacando a música “Cadeira de Rodas”, que foi primeiro lugar em apenas 2 semanas, com 250 mil LPs vendidos em poucos meses de execução nas rádios de todo o país; o que lhe rendeu discos de ouro e vários outros prêmios.

Em 1976, acontecia mais dois novos sucessos: “A Menina da Calçada” e “Sorte Tem Quem Acredita Nela”, que também foi tema da novela Duas Vidas, exibida pela Rede Globo de Televisão. Ainda no mesmo ano, Fernando Mendes, reuniu músicas da autoria de grandes nomes da MPB: Milton Nascimento, Caetano Veloso, Dorival Caymmi e Ednardo, em um pot-pourri, "Quero Andar Nas Minhas Pernas" e gravou também “Valsinha” de Chico Buarque de Hollanda e Vinicius de Moraes.

Em uma adaptação da música “Festa de Arromba”, de Roberto e Erasmo Carlos, em 1977, faz mais uma homenagem aos cantores da Jovem Guarda.

As músicas “Sádico Poeta” e "Eu Vim da Roça”, foram destaque, em 1978, na gravação do seu sexto LP “Fernando Mendes, que teve a participação especial, do Rei do Forró, o saudoso e inesquecível amigo, Luíz Gonzaga, que foi importante em sua carreira e que ao seu lado, tocou e cantou uma seleção de baiões, que ficaram na história da Música Popular Brasileira: “O Baião Collection”. Ainda, compôs pela EMI ODEON, músicas de sua própria autoria e em parceria com José Augusto, Carlos Colla, José Wilson, José Lima e outros.

Em 1979, foi a vez do sucesso com a música “Você Não Me Ensinou a Te Esquecer”, composta e lançada por Fernando Mendes, que recebeu o Status Cult, foi Prêmio da ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Discos) e Prêmio Villa Lobos, como disco mais vendido do ano. A música, fez parte também, da trilha sonora do filme “Lisbela e o Prisioneiro” e indicada para o Prêmio Latino em 2004. Pela Som Livre, foi lançada uma Coletânea, rendendo a Fernando Mendes, prestígio e reconhecimento ainda maior à sua carreira, embora, já sendo sucesso de público e vendas, como tema do filme. Dentre os cantores que gravaram “Você Não Me Ensinou a Te Esquecer”, podemos encontrar Caetano Veloso, Bruno e Marrone, e Gilmelândia, que regravaram coincidentemente a música no mesmo ano, e a dupla Cristian e Half. Ainda, José Augusto e Marcos Maestro em espanhol, Paolo em italiano, Mastruz Com Leite em ritmo de forró e outros. A partir daí, mais e mais artistas se interessaram para gravarem suas músicas e assim também, "A Desconhecida”, voltou às paradas musicais de todo país, dessa vez, na voz do cantor Leonardo, numa nova "roupagem", trazendo toda a história de Fernando Mendes à tona.


Fernando Mendes, ícone do estilo, nos anos 70 e um dos artistas, ídolos românticos, mais expressivos da música popular brasileira.
Sucesso como cantor e compositor, desde a sua primeira música, até hoje, tem suas canções sendo lançadas em versões mais atuais. Reuniu seus maiores sucessos, em 1999, quando gravou seu único CD ao vivo, em ginásios e palcos do norte nordeste.


Em sua trajetória de sucesso musical, Fernando Mendes, fez e continua fazendo shows por todo o país e exterior, participando de vários programas de TV e rádios, compondo e se apresentando nos palcos do Brasil inteiro e prepara para seu público, um CD acústico, outro inédito de carreira e um DVD ao vivo. Trabalho feito com carinho e que certamente irá agradar a todos que acompanham sua arte e  carreira.
Um DVD, que será sem dúvida, sucesso e um maravilhoso presente para todos os fãs que aguardam o esse grande dia.


O próximo projeto do Fernando Mendes, após trabalhar o DVD e o CD inédito de carreira, será um CD muito especial “Gospel” com músicas dele e regravações de alguns sucessos atuais: o “Meninas Gerais”, que é um CD com 13 meninas dos seus discos e uma regravação de “Menina da Ladeira", sucesso do João Só e o FM acróstico acústico, que certamente, será mais um grande sucesso de sua carreira. É só aguardar e conferir.

Saiba Mais
Fernando Mendes...
  • Como sempre preferiu cantar as coisas simples da vida, sensibilizou o povo brasileiro, quando se antecipou na campanha pela inclusão social, com uma música simples, porém dramática, "Cadeira de Rodas", de sua autoria e do seu amigo José Wilson.
  • Com 22 anos de idade, já era formado em Administração de Empresas.
  • Ouvia sempre sua mãe cantar "Prece ao Vento", o que o incentivou a gravar a canção.
  • Gosta de compôr suas músicas logo cedo, pela manhã.
  • Além de Roberto Carlos e Maria Bethânia, sempre gostou de ouvir Simone e o saudoso Luíz Gonzaga.
  • Enquanto aguardava a realização do sonho de possuir um violão, com uma ripa de madeira, encontrada no fundo do quintal, uma lata de óleo vazia e um fio de arame de varal, fabricou a sua maneira, uma viola de uma corda só, que o acompanhava quando cantava e esperava um dia  ser um ídolo num palco iluminado.
  • Recebeu de presente de aniversário do seu pai, aos 15 anos, um violão, que foi para ele, uma vitória em sua vida.
  • Ainda menino, amava as guitarras, o iê-iê-iê e os conjuntos de rock.
  • Aos 17 anos, formou um conjunto chamado "Blue Boys", de música jovem, com alguns amigos, chamado  da rua onde morava e cantavam em bailes e festas da sua cidade natal.
  • Venceu o I Festival Estudantil de Música do Ginásio Gama e Souza, onde estudou, com a canção de sua autoria, um samba bossa-nova, "Canção Singela", quando também teve sua primeira oportunidade de mostrar seu talento como cantor e compositor.
  • Através de um amigo, quando chegou ao Rio de Janeiro, conseguiu um emprego como "cronner", na Boite Plaza. Cantava todas as noites músicas de outros cantores mas, aguardava o dia de mostrar suas próprias canções. Nessa mesma Boite, conheceu o Chefe de Promoção da Copacabana, que o apresentou a um divulgador da gravadora EMI -ODEON, Miguel dos Fevers, que o contratou de imediato, após um teste.
  • Com o sucesso de "A Desconhecida", começou a concretizar seus sonhos: Comprou seu primeiro carro, um fusca 68 para aprender a dirigir, logo depois, um mais novo e um dodginho. Também, uma casa mais confortável para seus pais, com acomodações para as 10 pessoas da família.
  • Realizou mais um sonho de ajudar as crianças carentes, a exemplo de sua mãe, que sempre fez um excelente trabalho de ajuda às crianças mais necessitadas, em sua cidade Conselheiro Pena, chegando a criar várias delas.
  • Nas horas mais livres, sempre curtiu  pescar, ler, escrever contos e a pintura; Inclusive já pintou muitos quadros.
  • Mantém sempre uma linguagem simples e direta em suas românticas canções.
  • Compôs a canção "Meu Amigo do Mar", em homenagem a seu primo e amigo de Vitória do Espírito Santo.
  • Foi aluno também da Escola Estadual Guilhermina Pena, em Conselheiro Pena - MG.
  • Pobre na infância, pôde continuar os estudos, graças a uma bolsa que ganhou, por ter feito a melhor redação entre seus colegas da aula de português, sobre a música "Construção".
  • Tem como uma de suas canções favoritas, "Valsinha", do Chico Buarque de Hollanda e Vinícius de Moraes", que também diz, ter tido o prazer de gravar.